Visible Learning Workshops

Em diálogo com as pedagogias inovadoras, como Reggio Emilia e as Escolas da Floresta, propomos uma reflexão sobre a infância, sobre os espaços e sobre o papel do educador como provocador de aprendizagens significativas.

FAZER MINHA INSCRIÇÃO
26 & 27 de julho 2018
About the Workshops

 

Os Workshops de Visible Learning do ISC são direcionados a professores do Toddler ao Pre-K e profissionais interessados em entender a abordagem pedagógica Reggio Emilia, onde a criança constrói o seu conhecimento a partir da própria experiência.

A Pedagogia Subjetividade é uma rede internacional, criada em 2014 por professoras argentinas e brasileiras, para justamente, gerar cursos, oficinas e viagens pedagógicas e compartilhar informações e casos de estudo em torno desta abordagem.

Os Workshops serão conduzidos em espanhol.

AS PALESTRANTES

Alejandra Cippitelli

Tais Romero

Alejandra Dubovik

Os encontros serão conduzidos por Alejandra Dubuvik e Alejandra Cipittelli, diretoras da escola Fabulinus, na Argentina, especializada em Reggio Emilia e cofundadoras da Pedagogia Subjetividade. Tais Romero é especialista em coordenação pedagógica em Educação Infantil pela Reggio Children/Itália, pesquisadora da infância e representante oficial do Jardín Fabulinus/Argentina no Brasil.

O jardim Fabulinus, conseguiu capturar desde os seus primórdios, em 1998, uma forma particular de conceber a aprendizagem das crianças através de propostas e projetos originais, pensando na escola como um campo de ensino e aprendizagem, relacionamentos, comunicação e pesquisa. Estas experiências serão compartilhadas durante os workshops.

“Pretendemos estruturar uma pedagogia relacional e participativa de todos os membros na prática pedagógica do relacionamento. Inspirada nas teorias sócio-construtivistas da aprendizagem e na aventura educacional das escolas infantis de Reggio Emilia, reconhecidas internacionalmente, concebemos a criança como sujeito de direito, um sujeito de línguas, construtor ativo de sua aprendizagem, avaliando suas múltiplas maneiras de aprender e se expressar. Professores e gestores refletem constantemente sobre novas abordagens para aprofundar os conteúdos e suas didáticas, o que nos permite fazer inovações no campo da educação”.

Alejandra Cippitelli, Alejandra Dubovik, Tais Romero.

 

Dia 26 de Julho

Workshop 1
09:00h – 11:00h
Como nasce um projeto de matemática na Educação infantil

O propósito da matemática é que a criança construa o seu conhecimento a partir da própria experiência.
É função do professor, a criação de meios concretos, que possibilitem a construção das bases do pensamento lógico matemático, além também de organizar contextos, atividades e experiências que permitam, a criança, observar, agrupar, comparar, ordenar, relacionar, classificar, formar series e pensar sobre os números e quantidades.

Será um encontro para compartilhar as experiências matemáticas realizadas no Jardín Fabulinus/Argentina. 

Workshop 2
14:00h – 16:00h
Do que falamos quando falamos de documentação pedagógica?

Trajetos, níveis e o processo da documentação.  Foco e contexto da documentação – hipóteses projetuais.

dia 27 de Julho

Workshop 3
9:00h – 11:00h
Territórios de Brincadeiras e Exploração

O trabalho que apresentaremos sobre os territórios de jogos e exploração é o reflexo de uma experiência pedagógica vivida no Jardín Fabulinus nos últimos anos. Não é uma teoria pedagógica e sim uma prática de experiências. A necessidade de comunicar e registrar os “Territórios”, surge na cotidianidade das crianças ao ressignificar a prática, o espaço e a brincadeira, considerando como fundamental, uma reflexão sobre a concepção de espaço, crianças e educação que permeiam a escola.

Workshop 4
13:00h – 16:00h
Feedback e planejamento

SOMENTE PARA PROFESSORES DO ISC

 

PREÇO

R$ 160,00 POR PESSOA POR MÓDULO *

* Preço por Workshop,  total de Workshops disponíveis: 3. Não inclui almoço.
30 vagas por Workshop. Inscrições até 20 de Julho.

Pagamento:
ASSOCIAÇÃO DA ESCOLA INTERNACIONAL DE CURITIBA
CNPJ: 76.673.904/0001-40
BRADESCO
AG: 5760-6
C/C: 019351-8

Para questões de pagamento contate: Wanessa Godoy (41) 3525-7467 ou wanessa.godoy@iscbrazil.com